quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Nova base da Ryanair em Faro

"Michael O'Leary veio a Faro, esta manhã, anunciar, pessoalmente, a abertura da segunda base da companhia aérea irlandesa em Portugal.

Faro terá estacionados seis aviões, a partir de Março de 2010, num investimento de 200 milhões de euros que dará origem à criação de 200 postos de trabalho directos e mais de mil indirectos. O investimento permitirá, ainda, duplicar as 14 rotas já existentes com origem ou destino no aeroporto algarvio.

Os 14 novos destinos são Milão (25 de Março), Birmingham (28 de Março), Billund, Marselha, Derry, Kerry, Oslo, Knock e Estocolmo (30 de Março) e Eindhoven, Memmingen(Munich), Madrid e Paris, a partir de 27 de Abril.
A Ryanair anunciou que prevê, em 2010, um tráfego de 1,3 milhões de passageiros na base de Faro, contribuindo para os mais de três milhões de passageiros que a companhia aérea low cost quer transportar em Portugal no próximo ano.
Os secretários de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e das Obras e Públicas e Comunicações, Paulo Campos, estiveram presentes no anúncio da base de Faro. Recorde-se que o Governo português, através do programa Iniciative.pt, subsidia a captação de novas rotas aéreas para Portugal.

Quanto à eventualidade de os vôos entre Porto e Faro, actualmente com quatro frequências semanais, passarem a diários, Nuno Aires referiu não ter qualquer confirmação nesse sentido, mas acha "muito natural que tal venha a suceder, dadas as elevadas taxas de ocupação nesses vôos, a rondar os 80%", tal como avançado pelo JN, no passado dia 16 de Novembro.

Foi apenas há dois meses que a Ryanair iniciou a operação na primeira base em Portugal, no Porto, onde tem estacionados três aviões e opera 22 rotas, num investimento de 100 milhões de euros que terá criado "dois mil empregos, directos e indirectos".
A empresa admite estar, ainda, a negociar com a ANA - Aeroportos de Portugal a abertura de uma base em Lisboa, tal dependendo da obtenção de valores vantajosos a nível de taxas aeroportuárias. A Ryanair já terá admitido que tal poderá ser conseguido ainda antes da próxima Páscoa.

A abertura de mais vôos domésticos, nomeadamente para a Madeira, continua a ser estudada pela Ryanair, num momento em que estará prestes a ser confirmada, finalmente, a operação da concorrente Easyjet entre o Porto e o Funchal, a partir da Primavera de 2010."

texto retirado do Jornal de Notícias, edição on-line.


Ora isto é tudo muito bonito! Eu já viajei várias vezes com a Ryanair e o único "problema" que tive foi ao fazer a marcação da viagem para o Porto, o preço ser de 10,50€ e ao terminar e confirmar o pagamento o preço final ficar a 21€, algo que nunca percebi muito bem o porquê. Sinceramente não me importei muito, porque fazer Faro-Porto em 45 minutos e Porto-Faro em mais 45 minutos e só pagar 21€, acho que é praticamente oferecido, visto que se formos de carro só em portagem Faro-Lisboa (ou Paderne-Lisboa), pagaria praticamente 20€. Agora é só fazer as contas. Assim por alto, a portagem até ao Porto deve andar entre os 35/40€. Ou seja só em portagem gastava cerca de 80€ e ainda falta acrescentar o combustível nestas contas. Fazendo as contas por baixo, até ao Porto em gasóleo devia gastar 40€, mais os 40€ da portagem, gastava 80€ para cima e mais 80€ para regressar a Faro. Tudo somado dá 160€! Ao levar mais 3 pessoas comigo no carro cada um de nós gastaria 40€, e nunca chegaríamos ao Porto em menos de 5 horas (podíamos fazê-los mas o risco da viagem sair bastante mais cara com as multas seria bastante elevado). Ora entre pagar 21€ e perder 1,5horas ou pagar 40€ e perder 10horas, o que será melhor? Claro que a viagem com a Ryanair é bastante mais atractiva. Até aqui tudo bem. Agora percam um pouco de tempo e vejam este vídeo… depois digam o que acham!

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